Pesquisar

Carregando...

marcadores


" Ui, que mão gelada! Isso pode ser sinal até de falha no coração"

"Sentir frio demais

foge da normalidade"

"A tremedeira

pode ser sinal de que a

saúde

vai mal"





"É só baixar a temperatura dos termômetros para tirar casacos e cobertores do fundo do armário Afê, que frio! - com o objetivo de aquecer o corpo e esquentar os pés e mãos gelados. Na maioria das vezes, o casulo de roupas quentinhas dá mais do que conta do recado, mas, mesmo assim, tem gente que pena com a tremedeira, boca roxa e bateção dos dentes. E, de fato, para determinadas pessoas, a sensação de frio é bem mais intensa. Porém, na maioria das vezes, esta hipersensibilidade pode esconder algum problema de saúde.

Hipotiroidismo e Síndrome de Raynaud são exemplos de doenças que provocam constrangimento nos pacientes. O MinhaVida conversou com especialistas para tirar as dúvidas sobre o assunto.

Tireóide em pane

A tireóide é responsável pela produção de uma série de hormônios que regulam todas as funções do nosso organismo, inclusive as responsáveis pelo controle térmico. Mas, quando essas susbstâncias estão com níveis abaixo do normal, caracteriza-se o hipotiroidismo.

"Com esses hormônios desregulados, o corpo perde um pouco da sua capacidade de se aquecer com o próprio metabolismo e a pessoa sente mais frio", explica o endocrinologista Frederico Marchisotti, do laboratório Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, de São Paulo.

Outro sintoma da baixa hormonal da tireóide é que o coração também bate em uma frequência menor do que o normal. Essa situação desacelerada é caracterizada como bradicardia o contrário de taquicardia, quando os batimentos são acelerados.

"Com o tratamento hormonal e o uso de medicamentos, este sintoma desaparece e as funções cardíacas voltam ao normal", explica a especialista em cirurgia vascular Aline Lamaita, de São Paulo.

Síndrome de Raynaud

Nos dias frios, o corpo humano reage naturalmente à mudança de temperatura gerando uma vasoconstrição das artérias.Quando há um desequilíbrio deste mecanismo natural, acontece a falta de irrigação do sangue nas extremidades do corpo. É quando mãos, pés, pontos de dedos e até o nariz chegam a ficar roxos. Com o comprometimento da irrigação, o sangue deixa de aquecer o corpo e a pessoa sente mais frio.

Nos casos mais simples, basta agasalhar os membros mais afetados para aquecer. Já nos casos mais delicados, que têm origem cardiovascular, o aparecimento de Raynaud se dá em razão de alguma doença reumática e o paciente pode sentir pontadas fortes nas extremidades e ficar com as mãos e pés ainda mais escurecidos.

Baixa ingestão de calorias

Pessoas mais magras são mais friorentas?

O assunto gera controvérsias. Para Ellen Simone Paiva, diretora clínica do Centro Integrado de Terapia Nutricional, de São Paulo, a hipersensibilidade ao frio não está relacionada à ingestão calórica em si, mas a sua consequência, que é o peso do indivíduo. "Assim, pessoas mais gordinhas sentem menos frio, já que a gordura é um isolante térmico, e pessoas magras sentem mais frio por lhes faltarem maior quantidade deste isolante", explica

Por outro lado, o endocrionologista Frederico Marchisotti acredita que frio e calorias podem estar relacionados se levarmos em conta o fato de que o organismo precisa de energia para produzir calor e que só a obtemos através da ingestão de alimentos, embora não haja nenhuma teoria cientificamente comprovada sobre o assunto."

9 comentários

  1. Olá as vezes sinto os dedos das mãos ficarem tão gelados q chegam a doer,mas isso só acontece quando esta quente,nunca aconteceu quando o tempo esta frio,não tenho idéia do q pode ser nem o q fazer qndo acontece ...

    ResponderExcluir
  2. olá
    Sr. Anonimo,
    Dizem que é normal,
    neste caso,
    deve procurar um medico, pra esclarecer melhor.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO , MEU FILHO DE 17 ANOS APRESENA ESTES SINTOMAS , E EU SOU PORTADORA DE HIPOTIREOIDISMO , PODE SER QUE O ALARME DO CORPO DELE TENHA DISPARADO , VOU INVESTIGAR .....PROCURAR UM MÉDICO PARA AVALIÁ~LO.

    ResponderExcluir
  4. me tirn uma duvida minhas maos meus pes sao super frios eu tenho regurgitaçao na valvula mitral tem alguma coisa haver?verifiquei minha pressao tava 10 por 8 nunca foi assim sempre 12 por 8 estou com medo me ajudem

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá ,ando tendo tonturas frequentemente todos os dias ,minhas mãos ficam muito geladas ,sinto muitas nauseas e chego a vomitar ,me dá calfrius e tremedeira.vocês poderian me ajudar .Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  7. o povo morre e não vai pro medico ... para de pedir ajuda virtual e vai se tratar pessoal... so um medico pode salvar ... acredite !!

    ResponderExcluir
  8. bom eu nunca fui quente.kkkk minhas temperaturas sempre foram perfeitamente baixas, um verdadeiro cubo de gelo. Como sangue congelado, como pele de vampiro. Eu não sinto frio intenso, mas amo o mesmo.
    Minhas mãos são altamente geladas e pálidas, basicamente duras e frias.
    Na escola, dizem que eu sou o Alaska em pessoa, por minha mão se assemelhar a neve do local. ****

    ResponderExcluir
  9. de um ano pra cá eu percebi que minhas mãos estão bem mais frias que das outras pessoas , e elas suam bastante também .... sera que é algum problemas de saudê ?

    ResponderExcluir

Posts a comment

eisaquestaooo.
comente aqui:

Follow by Email

 
 

traduz

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

arq.

visitas

Sempre que aqui vieres...
gifs fofos
http://instagram.com/edilenebrandaodasilva LinkedIn blogspot Twitter agreggador Facebookstumbleupon Google Plus RSS Feed Email ASDBLEB 196x45 KDVCKDVC PageRank

estatísticas

visitas

Popular Posts

divulgue

© eis a questaooo
Designed by Blog Thiết Kế
Back to top